ICBjr

Os diferente níveis de higienização

Descubra a diferença entre limpeza, desinfecção, sanitização e esterilização

 

Em uma sala de cirurgia, é necessário que ela seja totalmente estéril em microrganismos para evitar a infecção do paciente a patógenos que sejam prejudiciais à saúde; diferentemente da sua sala de estar, que pode conter microrganismos, desde que não sejam extremamente patogênicos. Em todos os contextos, dos ambientes hospitalares aos cômodos residenciais, é preciso aplicar um nível de higienização correto para manter as características microbiológicas de cada situação.

 

Nesse artigo, contaremos um pouco sobre as diferenças em cada nível de higienização, sendo eles: limpeza, desinfecção, sanitização e esterilização, e os ambientes específicos que requerem cada tipo de processo.

 

A limpeza é a remoção de sujeira e resíduos visíveis em superfícies, com o objetivo de manter a aparência e a funcionalidade das mesmas. Esse processo é realizado por meio de água e detergentes ou produtos de limpeza, com esfregação e enxágue. Porém, não elimina todos os microrganismos presentes em uma superfície, podendo haver uma redução de até 60%, mas que não é suficiente para eliminar todos os tipos de bactérias e vírus, por exemplo. Esse nível é utilizado em quase todas as situações habituais em que vivemos, como na limpeza de ambientes de casas, escritórios, escolas e estabelecimentos de compras. 


Já a desinfecção é um processo que elimina 99,999% dos microrganismos presentes no ambiente, eliminando bactérias e vírus; mas não elimina todas as formas de vida microbiana, como esporos bacterianos. Esse processo é realizado por produtos chamados desinfetantes de uso geral, como cloro, álcool, ou produtos químicos, que conseguem reduzir a carga microbiana para níveis que não representam um risco significativo para a saúde humana. A desinfecção é realizada principalmente em ambientes hospitalares, cozinhas e banheiros, ou seja, ambientes com alto risco de contaminação; além disso, também é utilizado durante surtos de doenças em áreas que são muito utilizadas pelos pacientes. 


O processo de sanitização é similar à desinfecção, porém é específico para a indústria alimentícia, pois requer o uso de sanitizantes específicos e obedece normas dos órgãos de saúde pública, dependendo do seu contexto. Ainda assim, é um processo que não reduz toda a carga microbiana, mas minimiza a presença para um nível não significativo de risco de contaminação. 


Finalmente, a esterilização é o processo que busca eliminar todos os microrganismos presentes em um ambiente, inclusive esporos bacterianos. Esse processo pode utilizar o calor úmido (autoclave), o calor seco, o óxido de etileno, a radiação ou a filtragem por membrana para eliminar totalmente as formas de vida microbiana. A esterilização é utilizada em ambientes que necessitam de máxima segurança, como em salas de cirurgia de hospitais, laboratórios, embalagens e produtos médicos. 


Portanto, para cada contexto, é necessário um nível diferente de higienização. Você sabia que a ICBjr consegue realizar análises microbiológicas para a verificação da higienização dos seus produtos alimentícios ou superfícies de acordo com as normas vigentes. Ficou interessado em testar os seus produtos ou verificar qual nível de higienização é o correto para o seu negócio? Não hesite em entrar em contato com os nossos assessores especialistas por WhatsApp ou por meio do nosso formulário de interesse.

💡 Ficou interessado? Confira nossos serviços de Análises Microbiológicas e Consultoria Científica! 

A ICBjr dispõe de uma equipe de consultores altamente qualificada, pronta para te apoiar em todas as etapas do processo.  entre em contato conosco para agendarmos uma reunião!

CADASTRE-SE

Está gostando do texto? Cadastre-se para receber notificações pelo e-mail toda vez que fizermos um novo post!