As infecções hospitalares ainda representam um desafio significativo para a saúde pública brasileira, aumentando a mortalidade dentro de centros de saúde, muitas vezes por agentes externos à patogenicidade do paciente.
A análise microbiológica é usada para identificar os agentes infecciosos e monitorar a eficácia das medidas de controle. Por exemplo, a bactéria Staphylococcus aureus é frequentemente identificada como a causa de infecções hospitalares, como as infecções de pele e tecidos moles. Ainda assim, através de técnicas de cultura, é possível isolar e identificar essa bactéria, abrindo espaço para o tratamento adequado do paciente e a implementação de medidas de controle que busquem evitar a disseminação da infecção. Além disso, permite a identificação de espécies resistentes a antibióticos, através de testes de sensibilidade antimicrobiana, o que permite o uso racional dos medicamentos e previne a disseminação de cepas resistentes de bactérias.
Além disso, as análises microbiológicas também são essenciais para a detecção de surtos hospitalares. Por exemplo, em casos de surto de infecções por Clostridium difficile, um patógeno que pode causar diarreia grave e até mesmo colite, as análises são utilizadas para identificar a fonte do surto e assim, implementar medidas de controle específicas e adequadas, como por exemplo, a desinfecção rigorosa de áreas afetadas.
A ICBjr dispõe de uma equipe de consultores altamente qualificada, pronta para te apoiar em todas as etapas do processo. entre em contato conosco para agendarmos uma reunião!