ICBjr

Como a biomedicina se insere no mercado de trabalho

Confira aqui algumas das diversas áreas de atuação dessa carreira, que está em constante crescimento no mercado de trabalho!

Você já deve ter percebido a importância da biomedicina e das pesquisas relacionadas à saúde, principalmente com a pandemia, mas já parou para pensar em quais exatamente seriam as áreas de atuação de um biomédico? Bom, vamos começar por partes.

A biomedicina é a área multidisciplinar que estuda sobre diversas doenças, com foco em seus agentes causadores, mecanismos, e transmissão para o desenvolvimento de novas formas de diagnósticos, tratamentos e prevenção, além da criação de novos medicamentos e vacinas. Diferente da medicina, esta área não tem contato direto com o paciente, estando mais focada em análises laboratoriais e pesquisas.

E tem mais: sendo uma área emergente, que está em constante crescimento, ainda mais com o grande avanço nas descobertas e metodologias de pesquisa, desenvolvidas principalmente por conta da pandemia, a biomedicina está se tornando cada vez mais inovadora e diversa.

Mas onde exatamente você pode aplicar os conhecimentos adquiridos com o curso de biomedicina? Apresentaremos aqui algumas das principais áreas de atuação desta carreira:

Análises clínicas: os profissionais desta área fazem a coleta e análise de resultados de exames laboratoriais, para efetuar diagnósticos, além de montar laudos dos procedimentos.


Perícia criminal: neste setor, o profissional exerce análises forenses, com a busca por provas e evidências que auxiliam na investigação e na solução dos delitos ocorridos.


Biologia molecular: nesta área, estuda-se o material genético do indivíduo e toda a maquinaria envolvida na sua replicação, transcrição e tradução, para se compreender seus mecanismos e estruturas. Também são realizadas pesquisas sobre as diversas doenças hereditárias causadas por anormalidades no material genético a fim de buscar formas de tratamento e prevenção.


Genética: os profissionais deste ramo exercem pesquisas sobre os genes para se entender como e quais determinam características específicas do indivíduo, os efeitos de certas mutações e alterações gênicas nas doenças. Além disso, podem ser realizados exames de DNA, interpretação dos resultados e emissão de laudos.


Banco de sangue: os profissionais nesta esfera de atuação realizam os exames necessários para permitir a transfusão de sangue, o processamento, tipagem e sorologia do sangue coletado, além de trabalhar no estudo de células tronco.


Reprodução humana: o biomédico nesta área pode atuar na manipulação de gametas, para realizar fertilização, inseminação, e trabalho com bancos de sêmen.


Estética: neste setor, o profissional está habilitado a exercer aplicações de procedimentos estéticos, além de buscar por novas formas de tratamento relacionados à estética facial e corporal.


Vida acadêmica: o profissional pode optar por permanecer no ambiente universitário, para trabalhar como docente ou com pesquisas laboratoriais com os equipamentos e estruturas deste local.


Auditoria: neste ramo, o profissional está habilitado a realizar a verificação da rotina laboratorial e outros procedimentos em instituições de saúde para promover melhorias na gestão dos estabelecimentos.


Microbiologia dos alimentos: o biomédico neste setor pode fazer análises de higiene na indústria alimentícia, para descobrir se há contaminação de alimentos por microrganismos que podem levar a mal-estar, além de organizar estudos relacionados à produção de probióticos.


Análises ambientais: o profissional neste ramo pode realizar perícias para determinar a qualidade de determinado ambiente, ao analisar suas propriedades fisico-químicas e microbiológicas. Também pode pesquisar formas de promover melhoras na qualidade dos tratamentos e saneamento dessas áreas.


Imagenologia: os profissionais desta área são aptos a realizar a manipulação de equipamentos para exames de imagem, criação de protocolos de uso e busca por melhoramentos nas técnicas desse exame.


Como você pode ver, há uma enorme variedade de áreas de especialização em biomedicina e é importante ter uma boa noção sobre o mercado de trabalho e as áreas de atuação para se ter maior confiança na escolha da profissão que você deseja exercer. Esperamos que com esse post você consiga conhecer um pouco mais sobre esta ampla e diversa área!

CADASTRE-SE

Está gostando do texto? Cadastre-se para receber notificações pelo e-mail toda vez que fizermos um novo post!