ICBjr

PRESERVATECH

Introdução

A Preservatech trouxe ao Brasil uma máquina térmica com tecnologia atóxica e ecológica para desinfetar materiais históricos, dentre eles livros, quadros, documentos e móveis, contaminados por insetos, como brocas e cupins. Visando comprovar a eficácia da máquina para eliminar microrganismos, especificamente fungos, a Preservatech contratou a ICBjr para realizar um serviço de Consultoria Científica. 


Projeto

Inicialmente, a equipe da ICBjr realizou uma série de reuniões com o cliente para entender o funcionamento da máquina térmica e o que ele desejava obter com o serviço que foi contratado. Após todos os alinhamentos iniciais, a ICBjr buscou materiais infectados por fungos para que a Preservatech pudesse testar a eficácia de sua tecnologia contra esses organismos. Posteriormente, através de uma parceria com uma biblioteca da USP, a equipe retirou diversos livros contaminados e, seguindo todos os procedimentos corretos de manuseio desses documentos em laboratório, foram plaqueadas amostras retiradas dos livros. Depois de alguns dias, foi constatado o crescimento de diversos fungos nas placas, evidenciando a contaminação do material.

 

Assim, os livros foram levados à sede da Preservatech, onde foram tratados com a máquina térmica por eles desenvolvida. Depois desse tratamento, a ICBjr levou novamente os livros ao laboratório para plaquear novas amostras do material. Passados os dias necessários, observou-se que não cresceram fungos nas placas, indicando que a tecnologia da Preservatech é eficaz na descontaminação de material infectado por microrganismos. 

 

Resultados

Após a realização da parte prática do projeto, a equipe da ICBjr montou um relatório, seguindo as normas ABNT e a escrita científica, com todas as constatações observadas ao longo do projeto. Esse relatório foi entregue ao cliente, que se mostrou extremamente satisfeito com o resultado final e com o trabalho da nossa equipe. 

 

Quer obter resultados como esse?

Basta preencher o formulário para agendar um diagnóstico