ICBjr

Por que é importante realizar análises microbiológicas da água?

A água é um elemento importante para a sobrevivência do ser humano e está presente em inúmeras atividades do cotidiano, como na alimentação, na higiene e no lazer. No entanto, é muito comum a contaminação de reservatórios de água doce por microrganismos que causam diversas doenças. Dessa maneira, a água contaminada proveniente destes reservatórios é conduzida até as torneiras domiciliares e estabelecimentos, impactando a saúde de milhares de indivíduos. A ingestão ou utilização desta água para a higienização de alimentos pode acarretar sérias consequências para a saúde humana. Neste contexto, torna-se relevante a condução de análises microbiológicas da água empregada nos referidos estabelecimentos, constituindo um meio de avaliar os parâmetros de controle de qualidade e prevenir a eclosão de doenças.

Microrganismos contaminantes da água e as respectivas infecções que causam no ser humano:

Bactérias: Salmonella (salmonelose, febre tifóide), Shigella (disenteria bacilar), Vibrio cholerae (cólera), Escherichia coli (diarréia), Campylobacter jejuni e Helicobacter pylori (gastroenterite, gastrite e úlcera);
Protozoários: Entamoeba histolytica (amebíase e disenteria amebiana), Giardia lamblia (giardíase);
Vírus: Enterovírus (poliomielite), Rotavírus (diarréia aguda).

Para avaliar a qualidade da água, são utilizados parâmetros pré-definidos, os quais variam de local para local. No geral, o Ministério da Saúde determinou, através da Portaria GM/ MS 888/ 2021, que deve ser aferida a presença de coliformes totais termotolerantes e bactérias heterotróficas. É importante ressaltar que é impossível eliminar 100% dos microrganismos no processo de tratamento da água, mas para que ela seja considerada dentro dos parâmetros de qualidade, não devem existir mais de 500 unidades formadoras de colônias a cada 1 mililitro (mL) de amostra do líquido em questão. 

Vale ressaltar que a análise microbiológica de água deve ser realizada constantemente a fim de evitar a distribuição e o consumo de água contaminada. Além disso, esse não é um processo exclusivamente realizado na água que circula nas torneiras de casas e restaurantes, mas também na que está presente nos processos industriais. Esse procedimento deve ser realizado por empresas especializadas no assunto, nas condições laboratoriais adequadas, que garantem uma eficácia no resultado final apresentado. Por isso, investir em análises microbiológicas de água é importante para garantir a segurança pública e evitar a disseminação de doenças gravíssimas.

💡 Ficou interessado? Confira nossos serviços de Análises Microbiológicas e Consultoria Científica! 

A ICBjr dispõe de uma equipe de consultores altamente qualificada, pronta para te apoiar em todas as etapas do processo.  entre em contato conosco para agendarmos uma reunião!

CADASTRE-SE

Está gostando do texto? Cadastre-se para receber notificações pelo e-mail toda vez que fizermos um novo post!